terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vida de Modelo: Modelo Fashion e Modelo Comercial



 
Fácil de identificar, difícil de explicar. A diferença entre um modelo fashion e comercial parece a coisa mais óbvia do mundo para as agências – mas ainda meio confusa entre alguns modelos.  Afinal, pra ser modelo precisa ser bonita, alta e magra, não é?  Pra que é que inventam uma subdivisão? Só pra complicar!

“Não sou alta suficiente pra ser modelo de passarela, quero ser modelo fotográfico”. Se você se identifica com essa frase, para tudo! Antes de começar esse texto, é preciso que uma coisa fique bem clara: modelo de passarela e modelo fotográfico são duas coisas que não existem mais. Isso ficou lá nos anos 80 e olhe lá! Atualmente, existem dois tipos de modelo: a fashion, e a comercial.

Interessante observar que o mercado tem exigido modelos cada vez mais flexíveis, que possam fazer trabalhos tanto mais publicitários, como de alta costura: essas são chamadas de tops!

Duas meninas da mesma idade, mesmo tom de pele, olhos e cabelos… Podem ser consideradas com o mesmo perfil? Não necessariamente. 

Observe as duas modelos (abaixo), a Daiane Conterato e a Carol Fontaneti. As duas lindas, okay. Mas… qual delas é a fashion e qual a comercial?



Costumo dizer que a modelo comercial vende um produto, já a fashion, um conceito. Essa frase é ótima, mas dá pra facilitar essa explicação. Vamos separar…


MODELO COMERCIAL 

Sim, as modelos comerciais podem ter mais curvas e serem mais baixinhas.  Sorriso impecável, com dentes perfeitos e uma pele bem cuidada são indispensáveis. O cabelo bonitão também é um ponto obrigatório.

As feições precisam ser mais delicadas, um rosto doce, internacional (que não dá pra identificar a origem) e com uma beleza óbvia. Aquela menina que você olha e pensa: “Uau, que linda!”

Também podem ser mais sexy, sabe aquelas gurias que fazem campanha de cerveja? Então, comerciais! Gostosonas ou não, um ótimo termômetro é pensar no estilo de mulher que os homens acham bonitas. Quase sempre são essas com a beleza mais clássica. Pelo que escuto dos boys por aí, eles acham as fashion “esquisitinhas demais”.

Comerciais para produtos de cabelos, maquiagem, pele e instituições como faculdades e planos de saúde. Campanhas de biquine, underwear e marcas de pijamas. Fotos sorrindo e muitos, muitos cliques de beleza… São os jobs mais comuns entre a modelada que faz o perfil comercial.

Ah! É muito bom quando a modelo comercial sabe falar bem, tem boa dicção e algum talento como atriz – pois aparecem muitos comerciais com textos.
De uma forma geral, a modelada mais comercial costuma viver em um mundo não tão glamouroso como as modelos fashion, porém, elas fazem dinheiro em curto prazo – enquanto as fashions precisam ralar muito (ou ter muita sorte) até conseguirem juntar uma graninha.

MODELO FASHION


Aqui não tem conversa, modelo fashion PRECISA ser muito alta e magra. Ela deve ter pelo menos 176m e quadril menor que 90 cm (é regra). Um rosto único – visual marcante, que ninguém vai esquecer. São bonitas, mas de uma forma mais exótica. Por exemplo, um nariz mais alto, dentinhos separados, sardas, um maxilar suuuper quadrado e por aí vai.

Elas vivem em um mundo mais glamouroso. Fazem editoriais de revistas e desfiles dos estilistas famosos em Paris, Milão e Nova York. São clicadas com aquelas produções bem elaboradas e maquiagens extravagantes. Costumam ser mais descoladas que as meninas comerciais.

Geralmente, as meninas fashion têm um estilo bem forte e muita personalidade na hora de se vestir – talvez isso seja um reflexo por estarem sempre cercada da galera que faz moda MESMO.

Esse mercado é mais disputado, a menina precisa ter um book bem forte pra se dar bem. Até alcançar certa estabilidade (inclusive financeira) é uma competitividade louca – mas, no fim das contas, são elas que estão nas capas da Vogue!


Para fins de direito de imagem, a foto usada nesse post não é de minha autoria e o autor não foi identificado.
Fonte: Debora Dias - MBMO